domingo, 14 de outubro de 2018

ConsCiência - Comprometimento com a Verdade

Olá Amigos,
Faz tempo que tenho o desejo de escrever-lhes esta mensagem, mas tenho hesitado pois seu conteúdo é forte. Logo no início gostaria de reforçar que a crítica é para a instituição, e não para as pessoas, mesmo àquelas que a seguem.

O que você acharia de um grupo de cientistas que alterou os dados de sua pesquisa propositadamente e os publicou? Muito provavelmente você não confiaria em seus trabalhos e talvez até os denunciaria. Isso porque, na ciência, na economia, na administração de empresas, ... a manipulação de dados é crime, e traz sérias consequências aos autores das alterações.

Infelizmente já ocorreram algumas fraudes na ciência, e uma delas você pode ler neste link: (http://revistapesquisa.fapesp.br/2011/03/16/manipula%C3%A7%C3%A3o-de-dados/). Ter um artigo anulado, e escrito 'RETRACTED' em vermelho é quase o fim de toda uma carreira, por mais longa e brilhante que ela tenha sido até então.

Algo assim, tão criminoso quanto a manipulação de dados, vem sendo praticado por algumas instituições há séculos, mas existem muitas pessoas que ainda não sabem e depositam muita confiança nelas. As adulterações às quais me refiro não são de dados de pesquisa, mas do texto sagrado, a Bíblia. Este livro, apesar de ser mais subjetivo do que dados numéricos e passível de modificações por tradução, encerra em si princípios claramente definidos.
 
Já desde o século IV a Bíblia vem sofrendo ataques à sua integridade. Nesta época (321 d.C.) o imperador Constantino promoveu a união do cristianismo, até então fortemente perseguido, com o paganismo, forma de culto praticada pelos romanos. Uma das formas de harmonizar os dois sistemas foi introduzir a celebração ao deus sol feita no primeiro dia da semana (domingo, no inglês Sunday) como uma das festividades cristãs. (Mais informações sobre o édito de Constantino: https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%89dito_de_Constantino).

Nos concílios de Nicéia e Laodicéia foi formalizada a substituição do dia de guarda: o sétimo dia, sábado, foi sendo cada vez mais esquecido, enquanto o domingo se tornava cada vez mais o dia de culto. Deus, já prevendo que os homens se esqueceriam do sétimo dia, disse muito anteriormente: "Lembra-te do dia de sábado, para o santificar." Êxodo 20:8 (ênfase adicionada).

A própria igreja católica reconhece que não há base bíblica para a guarda do domingo, conforme está escrito no catecismo The Convert's Catechism of Catholic Doctrine, p. 50 (http://digital.slv.vic.gov.au/view/action/singleViewer.do?dvs=1539520739562~372&locale=pt_BR&metadata_object_ratio=10&show_metadata=true&VIEWER_URL=/view/action/singleViewer.do?&preferred_usage_type=VIEW_MAIN&DELIVERY_RULE_ID=10&frameId=1&usePid1=true&usePid2=true):

"Pergunta: Qual é o dia de repouso?
Resposta: O dia de repouso é o sábado.
Pergunta: Por que observamos o domingo em lugar do sábado?
Resposta: Observamos o domingo em lugar do sábado porque a igreja católica, no Concílio de Laodicéia (336 d.C.), transferiu a solenidade do sábado para o domingo."

A pergunta que nos resta fazer é: há algum homem com a autoridade de modificar a Lei de Deus? Se sim, então precisamos considerar que há também cientistas com poder de alterar os dados da natureza.

Mesmo que você não acredite na Bíblia, espero ter mostrado com este texto que a questão não é apenas religiosa, mas se trata de um compromisso com a verdade!

Um grande abraço,
Mari

Nenhum comentário:

Postar um comentário