quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

Mensagem de Natal

natal (com letra minúscula) é relativo ao nascimento, ou se refere ao lugar do nascimento. Há inúmeros detalhes surpreendentes relacionados a embriogênese e ao nascimento, mas escolhi um para abordar brevemente: A PLACENTA. 

No período de gestação os pulmões do feto estão cheios do líquido amniótico, que impede o bebê de obter oxigênio através da respiração. Além do oxigênio, o pequeno serzinho precisa de glicose, aminoácidos,... Também precisa excretar dióxido de carbono, uréia,... Como é possível haver troca de biomoléculas entre a mãe e o bebê? Através da placenta! A placenta é um órgão que se constitui de células da mãe, do bebê e uma cavidade que possui células de ambos. 
O cordão umbilical, que é constituído por duas artérias e uma veia, se liga a placenta para levar as moléculas a serem excretadas, e trazer os nutrientes. A 'basel plate' é a parte da placenta que estão as veias e artérias da mãe, e estas artérias esguicham sangue para uma cavidade. Nesta cavidade também se encontram várias ramificações das veias e artérias do feto, de forma que as células vermelhas da mãe podem passar oxigênio ao feto por difusão, e receber gás carbônico. Muito resumidamente, é assim que a mãe e o bebê trabalham juntos por um propósito em comum! (FONTE: https://pt.khanacademy.org/science/health-and-medicine/circulatory-system/fetal-circulation/v/meet-the-placenta)

Agora, falando do Natal. Esta é a data na qual celebramos o nascimento dAquele que foi gerado de uma virgem! Na mesma época que Maria ficou grávida, Isabel, sua prima também teve um filho. E este fato é impressionante porque, além de ela ser estéril, já estava com uma idade avançada. Estas duas gestações miraculosas servem para nos lembrar que "para Deus nada é impossível" Lucas 1:37.

  Um feliz Natal a todos!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário